terça-feira, 21 de junho de 2011


Bom dia pessoal, tudo bem?
Hoje nosso post vai ser um pouco diferente dos outros... Vamos lá!

Saber ouvir e interpretar elogios e críticas é fundamental no ambiente de trabalho

Saber ouvir é, sem sombra de dúvida, uma virtude e uma necessidade para qualquer profissional que busca crescer na carreira. Por isso, dizem os especialistas, quando um colega na empresa ou o chefe chamá-lo para uma conversa, antes de dizer que está sendo perseguido, o profissional deve desenvolver a capacidade de ouvir e fundamentalmente interpretar o que está sendo dito.
- O profissional precisa ter maturidade para perceber quais são os comentários, positivos e/ou negativos, que possam realmente contribuir para seu desenvolvimento ou que eventualmente mereçam correções.
Os consultores são unânimes ao afirmar que sair por aí reclamando, às vezes antes mesmo de a conversa terminar, não vai contribuir em nada para sua imagem no trabalho e muito menos para que o profissional melhore seu desempenho.
De acordo com Celestino, a pessoa deve partir do princípio de que terá mais alternativas de ação se ouvir com atenção o que está sendo falado e qual seu papel na conversa para que esta seja produtiva.
- Reclamar nunca é a melhor atitude. Prover soluções pautadas pelos propósitos da empresa, do departamento ou da tarefa deve ser o foco de todo profissional.

O importante é saber separar as coisas e aí, então, adotar um posicionamento:
- Afinal, somos seres humanos e,  sujeitos a falhas. Portanto, ouça e analise o cenário antes de agir, principalmente de forma intempestiva.

Fonte: O Globo

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