segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brasil quer elevar em 20% exportações para China este ano...

Brasil quer elevar suas exportações para China, seu principal parceiro comercial, em 20% este ano, disse nesta segunda-feira o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, após se reunir com seu colega chinês, Chen Deming.

Brasil faturou US$ 30.785 milhões em 2010 por suas exportações à China, que se concentraram em matérias-primas, enquanto importou US$ 30.081 milhões, divididos em produtos diversificados, principalmente manufaturados.

Neste sentido, Pimentel defendeu na entrevista coletiva posterior ao encontro a necessidade de diversificar as exportações brasileiras ao país asiático, que em 2010 foram lideradas por minério de ferro (57,13% do total), petróleo (16,9%), soja (12,83%) e pasta de madeira (3,85%), segundo estatísticas brasileiras.

O ministro reiterou o desejo de seu país de estudar a substituição do dólar no comércio internacional por outras moedas e assegurou que seu colega chinês está propício a apoiar a ideia.

"O ministro (chinês) vê com simpatia o início desta discussão para estabelecer um modelo diferente do padrão internacional", comentou Pimentel.

Na entrevista coletiva conjunta, Chen disse que o uso de moedas alternativas ao dólar deverá ser tratado como uma possibilidade "a longo prazo".

Chen disse que seu país está interessado em investir no Brasil pelo bom desempenho da economia e pela alta da renda per capita, mas aproveitou para criticar as deficiências em infraestruturas que tornam o país sul-americano menos atrativo.

"Há um déficit de infraestruturas. Existem deficiências inclusive na área de eletricidade, assim como em portos e estradas", analisou o ministro chinês.

A visita de Chen ocorreu um mês depois que a presidente Dilma Rousseff realizasse uma viagem oficial a Pequim em companhia de uma delegação de empresários.



Fonte: Valor Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário