quarta-feira, 6 de abril de 2011

Grupo Ultra vai para o Novo Mercado e terá capital pulverizado na Bolsa
Holding Ultrapar, que hoje detém 66% das ações com direito a voto do grupo, deixará de ter o controle e ficará com 24% das ações.

O Grupo Ultra, que nasceu vendendo gás de cozinha de porta em porta, hoje fatura R$ 40 bilhões por ano e é dono de empresas como a distribuidora de combustíveis Ipiranga, vai adotar um modelo típico das companhias abertas americanas que um dia foram familiares como ele. O grupo, que já tem capital aberto, anunciou ontem que irá se ajustar às regras do Novo Mercado.
Como principal mudança, a holding Ultrapar, formada pela família Igel e pelos principais executivos, deixa de ter o controle absoluto dos negócios para dividir o comando com os outros acionistas. Hoje, a holding tem 66% das ações com direito a voto. Com a mudança, ficará com 24% do Ultra.
Isso significa que decisões hoje tomadas pelos controladores precisarão ser negociadas com os demais acionistas. "Se é para fazer capitalismo, vamos fazer direito", afirma o presidente do Conselho de Administração do Ultra, Paulo Cunha. "Vamos abrir mão do controle total em favor do crescimento e da perenização da empresa", diz o diretor-presidente do grupo, Pedro Wongtschowski.
A adesão ao Novo Mercado poderá atrair novos investidores, incluindo estrangeiros, e proporcionar mais liquidez aos papéis do Ultra, que tem cerca de 9 mil funcionários, é o segundo maior distribuidor de combustíveis do País (Ipiranga), o maior na distribuição de gás de cozinha (Ultragaz) e atua nas áreas química (Oxiteno) e de armazenagem (Ultracargo).

Fonte:
David Friedlander, de O Estado de S.Paulo

Um comentário:

  1. HUHUHUUHUHUHUUUUUU,SPLASHSHSHSH..... BELEZAAAAAAA, DESSA FEZ VOCÊ SE SUPEROU, ULTRAPASSOU O MESTRE.
    PARABÉNS PELO BLOGUITO
    BEIJUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    MARIA JOSÉ

    ResponderExcluir